Defesa de Dissertação de Mestrado – José Alexander Dueñas Salazar – 28/07/2017
Defesa de Dissertação de Mestrado | ||
Aluno | José Alexander Dueñas Salazar | |
Orientador | Prof. Marcelo Ricardo Stemmer, Dr. – DAS/UFSC | |
Data | 28/07/2017 (sexta-feira) 14h00
Sala PPGEAS I (piso superior) |
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Banca | Prof. Marcelo Ricardo Stemmer, Dr. – Presidente – DAS/UFSC;
Prof. Mário Lúcio Roloff, Dr. – DAMM/IFSC; Prof. Maurício Edgar Stivanello, Dr. – DAMM/IFSC; Prof. Jorge Henrique Busatto Casagrande, Dr. – iFSC; |
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Título | Reconhecimento Automático de Placas Veiculares Brasileiras em Ambientes Não Controlados | |
Resumo: Um dos tópicos mais importantes dentro dos Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS, Intelligent Transport Systems) é o Reconhecimento Automático de placas veiculares (ALPR, Automatic License Plate Recognition), sendo parte fundamental em sistemas como: pedágios eletrônicos, análise de tráfego, contagem e rastreamento de veículos e monitoramento de infrações (fiscalização). O ALPR é uma combinação de diferentes módulos onde estão envolvidas técnicas de detecção de objetos, processamento de imagens e reconhecimento de padrões (Pattern recognition) e tem como principal objetivo extrair as placas de uma imagem de entrada e reconhecer os caracteres que nela se encontram. Nesse contexto, são três as fases que compõem o ALPR: localização e detecção da placa, segmentação dos caracteres e reconhecimento dos caracteres. Em cada uma dessas fases apresentam-se problemas a serem considerados, como variações nos tamanhos das placas, variação do contraste, ângulos variantes, sujeiras, diferentes tipos de letras e semelhança dos caracteres. Embora na literatura encontram-se métodos para o ALPR, muitos deles são desenvolvidos sobre bancos de imagens capturadas em ambientes controlados onde as condições de luz, contraste, ângulo e distância de captura sempre são as mesmas. A resposta desses métodos sobre imagens capturadas em ambientes urbanos, onde são apresentadas condições climáticas cambiantes e luminosidade variante (ambientes não controlados), não é boa. Assim, neste trabalho é apresentado um método para o reconhecimento de placas veiculares Brasileiras em ambientes não controlados, neste caso rodovias da cidade de São Paulo, tendo como base um banco de imagens fornecido pela empresa Brasileira Brascontrol. |