Defesa de Exame de Qualificação – Renê da Rosa Oliveira – 29/09/2017
| Defesa de Exame de Qualificação | |
| Aluno | Renê da Rosa Oliveira | 
| Orientador | Prof. Carlos Barros Montez, Dr. – DAS/UFSC | 
| Data
 Local  | 
29/09/2017  09h00   (sexta-feira)
 Sala PPGEAS II (piso inferior)  | 
| Prof. Rodrigo Castelan Carlson, Dr. – DAS/UFSC (presidente)
 Prof. Antonio Alfredo Ferreira Loureiro, Dr. – DCC/UFMG Prof. Cesar Albenes Seferino, Dr. – UNIVALI  | 
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| Título
 
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Uma Abordagem baseada em Controle Consensual e Comunicação Confiável para Pelotões Veiculares | 
| Resumo: Os veículos modernos estão se tornando mais inteligentes graças ao contínuo desenvolvimento de novos Sistemas Avançados de Assistência à Condução, os quais permitem, por exemplo, detectar obstáculos na via. No entanto, em geral, as atuais tecnologias e sistemas de assistência não são cooperativos. Por esta razão, a comunidade cientifica busca projetar aplicações veiculares baseadas em pelotões (platoons), nos quais a segurança e problemas de congestionamento de tráfego são abordados através da coordenação cooperativa e autônoma de veículos. A ideia básica é formar pelotões otimizados de veículos, onde o primeiro veículo conduz o pelotão, enquanto os outros o seguem de forma autônoma a uma distância próxima, sem exigir que o condutor intervenha nas ações do veículo. A introdução de pelotões nas vias permitirá a viabilização do aumento no fluxo de tráfego e na segurança, melhorando o conforto do condutor e reduzindo as emissões de CO2. Este tipo de aplicação é desafiador devido à sua natureza interdisciplinar, envolvendo teorias de controle, dinâmica dos veículos, comunicação e engenharia de tráfego. Questões como, controle longitudinal, estabilidade de corda (a qual, relaciona-se com a propagação do efeito da perturbação nos veículos que fazem parte do pelotão), controle lateral e de manobra devem ser levados em consideração quando estudamos pelotões. Devido a uma constante interação entre a lógica de controle e a topologia de comunicação, uma abordagem de co-design para o controlador e a rede/protocolos de comunicação confiável tornam-se necessários. O objetivo deste trabalho é desenvolver uma nova abordagem para a formação de pelotões e avaliar sua estabilidade e propriedades dinâmicas. Nas abordagens tradicionais, as leis de controle são projetadas a partir de uma topologia fixada a priori. Acredita-se que a abordagem adequada precisa tornar o controle da topologia um parâmetro de projeto a ser explorado para reconfigurar o controlador, dependendo das necessidades e características do cenário. | |
        



